O ministro Luís Roberto Barroso despede-se do Tribunal Superior Eleitoral em razão do término do seu biênio na Corte. Sua gestão foi marcada pela organização e realização das Eleições Municipais de 2020 em plena pandemia de Covid-19, e também pela adoção de medidas que impactaram significativamente na representatividade de mulheres e de grupos minorizados na classe política brasileira, em especial nas casas legislativas.
O Ministro Edson Fachin, natural de Rondinha (RS), é integrante titular do TSE desde 16 de agosto de 2018, mas atuou como ministro substituto desde junho de 2016. É doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Tem pós-doutorado no Canadá. É autor de diversos livros e artigos publicados, dele e em coautoria. Tomou posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) em junho de 2015.
A cerimônia terá formato virtual e acontecerá às 19h. A imprensa e demais interessados poderão acompanhar a solenidade de posse pelo canal do TSE no YouTube e pela TV Justiça. Confira o link da transmissão na nossa biografia.