O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) instituiu nesta terça-feira (29) a Comenda da Cidadania Desembargador Jatahy Fonseca. A honraria, proposta pelo juiz ouvidor Antônio Oswaldo Scarpa, homenageia o magistrado falecido em 2017, e será concedida a personalidades do mundo jurídico e da sociedade em geral, que tenham se destacado na prestação de serviços em prol do cidadão.
A referência ao desembargador se deu por conta das comemorações pelos 25 anos da 1ª Ouvidoria da República Brasileira, na atividade pública, criada em 1994, durante gestão do desembargador Edmilson Jatahy Fonseca, na Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA).
Presidente da Corte Eleitora e filho do homenageado, desembargador Jatahy Júnior celebrou a menção feita ao pai. “Fico lisonjeado e muito emocionado pela lembrança do nome do meu pai para a recém-aprovada comenda. Agradeço também aos meus pares que aprovaram a honraria”, comemorou.
Durante a sessão, foi aprovada a concessão comenda aos seguintes nomes: Maria Luíza Costa Câmara, presidente da Associação das Pessoas com Deficiência; Maria Rita Lopes Pontes, presidente das Obras Sociais Irmã Dulce; Rita de Cássia, chefe de cartório da 5ª zona eleitoral e presidente da Comissão de Acessibilidade do TRE-BA; desembargador José Edivaldo Rotondano, vice-presidente do TRE-BA; João Bosco de Oliveira Seixas, primeiro ouvidor público da Ouvidoria do TJ-BA; Rui Barata Filho, exjuiz membro e ouvidor do TRE-BA; Antônio Scarpa, atual juiz ouvidor do TRE-BA; desembargador Maurício Kertzman, ex-juiz membro e ouvidor do TRE-BA; Cláudio Gusmão, procurador Regional Eleitoral; e os advogados com atuação mais antiga no TRE-BA, Ademir Ismerim e Vandilson Pereira Costa.
Fonte: Bahia Notícias